14/09/2016

, , , ,

Relembre o furacão Sandy & Junior


Quem aproveitou os anos 90's e 00's nunca vai esquecer a dupla mais famosa do Brasil. Os irmãos que conquistaram todo o país ao cantar "Maria Chiquinha" no programa Som Brasil, no final de 1989 a música foi sucesso na década de 70's nas vozes de seus avós, Zé do Rancho e Mariazinha e voltou ao sucesso uma década depois de lançada.



Logo depois assinaram um contrato de 3 cd's com a gravadora Polygram, o primeiro disco da dupla "Aniversário do Tatu" foi lançado somente em 1991 e teve a participação do Xororó, o álbum foi disco de ouro por vender +300 mil cópias e 1992 gravaram o "Sábado à Noite" que teve as participações de Chitãozinho e Xororó e Ney Matogrosso, o álbum chegou a bater a marca de +310 cópias vendidas, o terceiro álbum "Tô Ligado em Você" saiu do sertanejo e foi direto ao pop romântico, batendo +450 mil cópias, ainda em 1993 participara do concerto do Michael Jackson no Brasil.

Em 1994 começaram os primeiros boatos do fim da dupla, eles estavam crescendo e em breve chegariam à adolescência. Muito se dizia que eles não conseguiriam manter o sucesso. Mesmo assim, renovaram o contrato e gravaram "Pra Dançar Com Você", vendendo +500 mil cópias, regravando músicas da Jovem Guarda, álbum ainda tinha a canção "Criança Esperança", tema do especial homônimo daquele ano. Gravaram também a canção "Coração Do Brasil", com Chitãozinho & Xororó e Tonico & Tinoco, homenageando os cinquenta anos de dupla desses. Contrariando as expectativas, cada vez os irmãos vendiam mais. O quinto álbum, "Você É D+", vendendo +550 mil cópias, contava com a participação da Xuxa. A turnê Sonho Real, baseada nesse álbum, foi lançada em VHS. Nesse ano, gravaram a canção "Voa Vovô" para a trilha sonora do filme Menino Maluquinho.


Em 1996 chegou o sexto álbum da dupla, "Dig-Dig-Joy" que já vendeu +700 mil cópias, nesse disco que eles começaram a parecer mais velhos fisicamente e musicalmente, um ano depois lançaram o "Sonho Azul", batendo +780 mil cópias. Gravaram a música "Era uma vez..." tema de uma das novelas globais e estrearam como apresentadores em um programa próprio. Sandy & Junior Show era um programa semanal, o programa durou menos de um ano já que a dupla não quis renovar contrato com a TV Manchete. Pouco antes de completar quinze anos, Sandy foi convidada a gravar uma canção com o tenor italiano Andrea Boccelli, que a escolha foi feita pela gravadora dos dois artistas. Seria a primeira vez que ela faria um projeto sem Junior, e voltaram a falar que os irmãos se separariam.


Depois, lançaram o primeiro álbum ao vivo, "Era Uma Vez... - Ao Vivo", gravado no Olympya, em São Paulo (Foi o primeiro VHS no Brasil a vender mais 100 mil cópias). Junior estreou como instrumentista nesse álbum, tocando guitarra nas faixas ao vivo, "Inesquecível", "Não Ter" e "Eu Acho Que Pirei". Era ano de Copa do Mundo e a dupla foi convidada a participar de um concerto decorrente do evento esportivo, em Paris, os convites não pararam por aí. Sandy foi chamada para cantar "Águas de Março" no Som Brasil especial da Elis Regina. Como os únicos homens a cantarem seriam o ex-marido e o filho da falecida cantora, Junior não foi convidado, voltando com os boatos de que a dupla iria se desfazer. No fim do ano, foi exibido na Rede Globo um especial de fim do ano, que na verdade era o piloto do seriado que seria exibido a partir do ano seguinte, levando o nome da dupla. O programa teve início de fato em 11 de abril de 1999 nas tardes de domingo, e mostrava o dia-a-dia dos personagens no fictício Centro de Educação Mário de Andrade, e se tornou um sucesso da programação da emissora.
Em junho desse ano, lançaram o álbum As Quatro Estações, o primeiro de muitos divisores de água na carreira da dupla. O álbum vendeu +2.000.000 de cópias, e pela primeira vez trazia canções escritas por Sandy, que assinava os sucessos "As Quatro Estações" e "Olha O Que O Amor Me Faz". No início do ano seguinte, Sandy foi convidada para gravar com Enrique Iglesias a canção "You're My # 1", que ganhou vídeo musical com a participação de Junior. A canção virou sucesso e na época muito se especulou sobre um possível romance entre Sandy e o cantor que até pensou em pedi-la em casamento. Quatro Estações, a turnê do álbum, foi uma das principais da carreira da dupla. Pela primeira vez não era dirigida por Noely, e Flávia Moraes fez o trabalho que chegou a ser premiado como "Melhor Show" em diversas premiações. Como dizia o nome, era reproduzidas todas as estações do ano. Na primavera, equipamentos especiais liberavam essência de flores no local do concerto. No verão, a temperatura subia um pouco. O contrário acontecia no inverno, quando a plateia tinha a sensação de frio. No outono, caíam pétalas de rosas perto do palco.

"Anitta é a Gretchen dos anos 2000", afirma rainha do bumbum

Conheça a jurada do The X Factor BR, Alinne Rosa

O ano de 2001 foi um dos mais movimentados para a dupla. Em 18 de janeiro se apresentaram na noite pop do Rock in Rio 3, apresentando o melhor concerto eleito pelo público, estimado em 250 mil pessoas. No dia seguinte, Sandy começou a gravar a novela Estrela-Guia, na qual foi protagonista. Junior também atuou na novela. Emendando um trabalho no outro, os irmãos passaram o mês de julho em Los Angeles gravando dessa vez dois álbuns, sendo um todo em inglês. Em outubro, foi lançado Sandy & Junior, vendendo +1.000.000 de cópias em apenas 3 dias, o nome seria 11, mas foi trocado imediatamente após os atentados de 11 de setembro
Logo depois saiu o álbum Internacional, vendo +1.000.000 apenas no Brasil, que foi lançado em vários países, em outros idiomas. Durante esse ano, passaram bastante tempo fora do país. e deixando-os sem tempo para se dedicar à nova temporada do seriado da TV Globo. Para compensar a falta com os brasileiros, se apresentaram no Maracanã no dia 12 de outubro,com a tour Sandy & Junior 2002 sendo os primeiros artistas nacionais a fazerem um concertos sozinhos no estádio.  Para terminar o ano, gravaram uma campanha publicitária a favor da camisinha, o que gerou polêmica por Sandy nunca falar sobre sua vida pessoal e falar sobre algo tão íntimo em rede nacional.


Em 2003, a reprise de alguns episódios do seriado deu aos fãs a esperança de que continuaria naquele ano, porém as reprises acabaram logo no início do ano. O seriado, que ficou quatro anos consecutivos no ar, fora trocado pela carreira internacional, que continuou durante esse ano e fez com que gravassem a canção "Bang Bang (You're The One)" para a trilha sonora do filme Johnny English. No exterior, participaram como jurados da 44ª edição do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile e Sandy foi eleita Miss Simpatia e Rainha do Festival, desbancando muitos artistas conhecidos na região. Para aumentar o sumiço dos irmãos, gravaram o filme Acquaria, que mostrava como seria a vida na Terra quando a água for algo raro.



A produção, que até então era a mais cara do cinema nacional, teve cenas gravadas no Deserto do Atacamano Chile e abusou de efeitos especiais de Hollywood. O filme teve cerca de 1 milhão de espectadores. No final deste ano, foi lançado o álbum "Identidade", outro divisor de águas com várias músicas compostas pelos dois e com Junior como produtor. No encarte, nenhuma foto deles juntos, nem mesmo na capa (que possuía duas versões, cada uma com metade do rosto de um dos irmãos). Apesar da crítica dizer o contrário, o álbum foi bem recebido pelo público e vendeu +500 mil cópias, um número excelente tendo em vista à crise do mercado fonográfico. No fim do ano, os irmãos ajudaram a construir o Hospital do Câncer de Barretos e ganharam um pavilhão levando o nome da dupla.


Em 2004 teve início a Identidade Tour, com concertos simples, apenas com telões como cenário, enfatizando a música, causando estranheza em muitos que estavam acostumados com as megaproduções. Cada vez mais os irmãos se apresentavam sozinhos. Sandy, pela primeira vez, fez um concerto sozinha, improvisando canções para cantar de palha junto com Ed Motta e Tony Garrido na inauguração do FM Hall. Junior tinha seus projetos paralelos e chegou a colocar seu lado roqueiro para fora se apresentando com Andreas Kisser. Foi vaiado no início da apresentação, mas acabou aplaudido após o reconhecimento de seu talento como instrumentista.  Em outubro, Sandy se apresentou em um concerto contra a AIDS junto com Elisa LucindaPreta GilElba Ramalho e Margareth Menezes. No mesmo mês, Junior fez a primeira apresentação com sua banda, a Soul Funk, na qual exercia função de baterista. Cada vez mais aumentavam os boatos do fim da dupla, porém tudo falso. Os irmãos fizeram dois concertos da Identidade Tour no Japão, um em Tóquio e outro em Nagoia.



O ano de 2005 começou, para a dupla, no Carnaval. Junto com o resto da família, desfilaram na escola de samba X-9 Paulistana, que homenageava Chitãozinho & Xororó. Sandy gravou participação no DVD de Pedro Mariano em homenagem à Elis Regina, cantando com o cantor o antigo sucesso da mãe dele "É Com Esse Que Eu Vou". Depois, junto com Caetano Veloso, cantou um medley com temas de novelas no aniversário de quarenta anos da Rede Globo. Em maio, fez dois concertos sozinha cantando MPB e jazz no Bourbon Street, em São Paulo. Cada vez mais os irmãos tomavam rumos diferentes. Sandy ainda se apresentou no Projeto Aquarius cantando música erudita e gravou a canção "Um Segredo e Um Amor (Secret Love)" para a trilha sonora da novela Alma Gêmea. Junior não ficou por trás. Participou de concertos de outros artistas como Wilson Sideral e Lenine e assumiu junto com Lucas Lima a direção musical da peça "Liberdade Para Borboletas", além de continuar com sua banda "Soul Funk" que começou a se apresentar em festas como a promovida por Paris Hilton em sua visita ao Brasil e no lançamento do tênis Nike 10K. No fim do ano, a dupla completou quinze anos de existência. O fato foi comemorado com uma festa para dois mil fãs no Estádio do Guarani, em Campinas, terra natal da dupla. 


No início de 2006 foi lançado o álbum "Sandy e Junior 2006", vendendo +100 mil cópias, dois anos e meio após o lançamento do último. Trazia um som bem diferente dos álbuns anteriores, e foi chamado de outro divisor de águas na carreira. Antes mesmo do lançamento, a canção "Discutível Perfeição" causou polêmica por ser um desabafo de Sandy, que dizia que também ia ao banheiro e que falava palavrão. Na capa, dois bonequinhos, que também estavam nos cartazes de divulgação, no cenário da turnê nova (batizada de "Tour 2006") e no vídeo musical do carro-chefe "Replay". O álbum ainda contava com a participação especial de Milton Nascimento e Taboo, da banda Black Eyed Peas.


O ano de 2007 começou com um convite para cantar no encontro do papa com jovens no Pacaembu. A dupla recusou por incompatibilidade de agenda, e muitos disseram que, na verdade, teriam sido vetados pela Igreja Católica por terem feito uma campanha a favor da camisinha alguns anos antes. No dia 17 de abril, em coletiva, Sandy e Junior anunciaram oficialmente que o último CD/DVD da carreira como dupla seria o Acústico MTV, vendendo +250 mil cópias. Estava, então, declarada a separação da dupla. O projeto foi feito em maio e lançado em agosto do mesmo ano. Mas até dezembro continuaram juntos. Sandy continuou com sua turnê solo com estreia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Depois, fez mais dois concertos no Bourbon Street, em São Paulo, um no Teatro do Sesi, em Porto Alegre e um último para a empresa All Nations, no Rio de Janeiro, sem a presença dos fãs, causando indignação em todos que esperavam o concerto.


No dia 12 de abril de 2014, durante um show da Turnê Sim de Sandy no Theatro Municipal de Paulínia, no Interior de São Paulo, os dois irmãos surpreenderam a todos ao cantar a canção "A Lenda", depois de 7 anos sem cantar juntos em público. Em 17 anos de dupla foram 62 prêmios ganhos, 16 álbuns, totalizando +14.000.000 de cópias vendidas mundialmente. Hoje só nos resta lembrar e esperar uma nova parceria entre os 2.


Top Ad 728x90